Assinado protocolo com Associação David Melgueiro

Assinado protocolo com Associação David Melgueiro

Decorreu esta segunda-feira a cerimónia de assinatura de um protocolo com várias instituições, incluindo o Instituto Superior Técnico e a Associação David Melgueiro, com o objetivo de garantir a cooperação entre entidades de várias áreas num projeto de exploração marítima que tem como expoente máximo a expedição científica MARBOREALIS.

Esta expedição, que recriará viagens de David Melgueiro (1660/62) e João Martins (1585/86), pretende estabelecer uma ligação de Porto a Macau através do Ártico, numa viagem de circum-navegação ártica que nunca foi feita por navegadores portugueses. Outro dos elementos fundamentais do projeto da Associação é a construção de um veleiro, de conceção portuguesa e utilizando, tanto quando possível, matérias-primas de origem nacional.

Para o professor Arlindo Oliveira, presidente do Técnico, esta associação permitirá desenvolver “atividades de ensino e investigação relacionadas com o mar” em áreas onde a escola já desenvolve investigação. “Este é também um desafio para uma maior cooperação das diversas atividades relacionadas com o mar que já existem no Técnico.”

O secretário de Estado do Mar, Dr. Manuel Pinto de Abreu, também esteve presente no evento, destacando a possibilidade de pôr a “capacidade técnica” existente no Técnico ao serviço da exploração marítima, “que é, e sempre foi, um desígnio nacional”.

Já o comandante José Mesquita, coordenador da Associação, lembrou que este projeto nasceu “para construir uma unidade de apoio à ciência e que, além disso, permitisse responder às necessidades de um nicho de mercado que não eram atendidas pela grande produção”. A ideia acabou por evoluir e, com o apoio de diversas entidades, acabou por tornar-se aquilo que é hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: #2562ba;background-size: initial;background-position: center center;background-attachment: initial;background-repeat: initial;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 200px;}