[row]

[span8]

Comité Científico


[extra_wrap custom_class=”block_4″]

Consultores Científicos Permanentes

António Pascoal
(Doutorado em Ciências do Controlo pela Univ. Minnesota, Minneapolis, MN, EUA)

Professor Associado do IST. Membro do grupo de Sistemas Dinâmicos e Robótica Marinha do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR). Experiência nas áreas do projeto, desenvolvimento, e operação de veículos robóticos marinhos com aplicações às ciências do mar e arqueologia.



Adelino Canário
(Professor Catedrático da Universidade do Algarve e coordenador do PROPOLAR)

Diretor do Centro de Ciências Marinhas. Coordenador do grupo de investigação de Endocrinologia Molecular Comparada. Especialista em fisiologia piscícola. Elemento da Comissão de coordenação do programa PROPOLAR.



João José Oliveira Dias Coimbra
(Professor Emérito da Universidade do Porto (UP), Coordenador Científico do Pólo do Mar da UP, e Vice-Presidente da OCEANO XXI – Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar).

Licenciado em Biologia pela Universidade Coimbra e Doutorado em Ciências (Fisiologia dos animais aquáticos) pela Universidade de Nice (França). Foi Prof Catedrático do ICBAS (UP), Diretor-Fundador do CIIMAR e do CIMAR-Laboratório Associado, Vice-Presidente da Ordem dos Biólogos (2002-2008), Presidente da Comissão de Especialidade da JNICT na área do Mar e Coordenador dos paneis de avaliação da FCT nesta área durante 10 anos. Membro da Comissão Estratégica dos Oceanos, do Conselho Consultivo da EMAM e ponto focal do MCTES para a CIAM. Foi membro da European Science Foundation Marine Board (2007-2011), Delegado Nacional na CE para as áreas do Mar e do Ambiente desde o 4º Programa-Quadro até ao 7º.



João José dos Santos Sentieiro
(director do LARSyS , Laboratório Associado de Robótica e Sistemas em Engenharia e Ciência)

Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Janeiro de 2006 e Janeiro de 2012 – FCT), instituto público responsável pela avaliação e financiamento público de todas as atividades científicas e tecnológicas realizadas pelas universidades portuguesas e instituições de investigação. Vice-Presidente da Fundação Europeia da Ciência (Janeiro de 2011 a Janeiro de 2012 – European Science Foundation). Chefe da Delegação portuguesa à Comissão para o Espaço Europeu da Investigação (ERAC) até dezembro de 2011. Chefe da Delegação portuguesa ao Conselho da Agência Espacial Europeia até Dezembro de 2011.

Presidente do Conselho de Administração das parcerias internacionais MIT-Portugal, CMU-Portugal e UTA-Portugal até Junho de 2011. Membro da Academia Europaea. Professor catedrático no Instituto Superior Técnico, Lisboa. Licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo IST, obteve o grau de Mestre em Sistemas de Controlo, em 1980, e o grau de Doutor em Engenharia Electrotécnica, em 1985, pelo Imperial College of Science and Technology, em Londres. Fundou e presidiu ao Instituto de Sistemas e Robótica Laboratório Associado até Dezembro de 2005. Foi presidente do Dep. de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do IST.

Foi Secretário do Conselho de Laboratórios Associados (CLA) até dezembro de 2005. Leccionou cursos em Teoria de Sistemas, Controlo, Robótica, Controlo Óptimo, Optimização e Algoritmos, e Optimização Não-Linear aos níveis da graduação e pós-graduação. Publicou várias dezenas de artigos e comunicações em revistas e conferências internacionais de topo nas áreas de Optimização, Visão por Computador, Produção Integrada por Computador e Robótica.



José Miguel Alberto Miranda
(Presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera-IPMA)

Professor Catedrático da Univ. Lisboa. Tem colaborado e coordenado projetos de investigação em Geociências, financiados nacional e internacionalmente. Integrou a coordenação da Rede Europeia de Excelência ESONET e do projeto de infraestruturas europeu EMSO. Integrou no período 2009-2013 o painel de avaliação em Earth System Science do European Research Council. Tem participado em painéis internacionais de avaliação em Geociências, no quadro do FP7 e da ANR (França). É membro da European Geosciences Union e da American Geophysical Union.



Ricardo Serrão Santos
(Doutorado em Ecologia Animal e Biologia pela Universidade de Liverpool e Eurodeputado pelos Açores)

Investigador Principal da Univ. Açores. Especialista em biodiversidade e conservação de ecossistemas oceânicos. Presidente do IMAR-Instituto do Mar e do EurOcean. Vice-Presidente do European Marine Board. Membro Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e Membro Efetivo da Academia de Marinha. Co-autor de mais de 200 publicações científicas.



Luis Filipe Fuentefria de Menezes Pinheiro
(Doutorado em Geofísica Marinha, pelo Imperial College, Londres)

Professor Associado em Geologia e Geofísica Marinha e Investigador do Laboratório Associado CESAM, da Univ. Aveiro. Membro Correspondente da Academia de Marinha. Coordenador da Plataforma Tecnológica do Mar, da Univ. de Aveiro. Coordenador do Grupo de Navios de Investigação (COI/MEC). Presidente Adjunto do Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO e Delegado Nacional à COI/UNESCO. Alternate Member do Interior Science Steering and Evaluation Panel do IODP. Foi Director do Dep. Geologia Marinha do Instituto Geológico e Mineiro. Cerca de 200 publicações e autor/co-autor 49 artigos em revistas internacionais (43 do Science Citation Index).


[/extra_wrap]

[/span8]

[span4]

Programas

[arrow_list]

[/arrow_list]

[/span4]

[/row]

[spacer][row]

[span8]

Scientific Committee


[extra_wrap custom_class=”block_4″]

Comissão Científica (Ciências Naturais)

Cientistas:

antoninaAntonina dos Santos

Licenciada em Biologia Marinha e Pescas e doutorada em Biologia (Ecologia e Bio sistemática). Trabalha em Oceanografia biológica, ecologia e taxonomia de Crustáceos. Larga experiência em projetos científicos multidisciplinares e cientista chefe em mais de 10 campanhas oceanográficas.

Foi consultora de projetos científicos espanhóis e avaliadora de projetos de investigação da Roménia. Também já esteve em diversas cidades chinesas como oradora convidada. Organizou uma conferência internacional (8th Larval Biology.
Symposium) que contou com participantes de 25 países e com sessões simultâneas. Membro da Crustacean Society e da Ordem dos Biólogos Portugueses.


adelino_canarioAdelino Vicente Mendonça Canário

Professor na Universidade do Algarve.
Diretor do Centro de Ciências Marinhas.
Coordenador do grupo de investigação de Endocrinologia Molecular Comparada.
Especialista em fisiologia piscícola.
Elemento da Comissão de coordenação do programa PROPOLAR.


antonio_azevedoAntónio Pedro  Viterbo de Sousa Azevedo

Licenciado em Física, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, 1982.
Doutorado em Física (Meteorologia), Universidade de Lisboa, 1996.
Diretor do Departamento de Meteorologia e Geofísica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Membro de ECEARTH.
Investigador Coordenador – European Centre for Medium-Range Weather Forecasts 2001/2005.


goncalo_vieiraGonçalo Brito Guapo Teles Vieira

Doutorado em Geografia Física pela Universidade de Lisboa. Professor Associado no IGOT-Universidade de Lisboa.
Coordenador do Grupo de Investigação em Ambiente Antárticos e Alterações Climáticas do Centro de Estudos Geográficos.
Coordenador do Programa Polar Português – PROPOLAR e membro do Comité Executivo do European Polar Board.
Representante Nacional na International Permafrost Association. Co-Chair do Grupos de Peritos em Permafrost e ambientes pré-glaciários da Antártida (Scientific Committee for Antarctic Research). Galardoado com os prémios Orlando Ribeiro em 2005 e Seeds of Science na áreas das ciências da Terra, do Mar e da Atmosfera em 2010.


manuel_biscoitoManuel José Conceiçao Biscoito

Licenciado em Biologia (Ramo Científico) pela Universidade do Porto. É Conservador de Vertebrados do Museu de História Natural do Funchal e Diretor do Departamento de Ciência da Câmara Municipal do Funchal. É especialista em taxonomia de peixes de águas profundas e ambientes hidrotermais. Participou em mais de uma dezena de missões científicas, tendo mergulhado nos submarinos de investigação “Johnson-Sea-Link 1” e “Nautile” na Madeira, Crista Médio-Atlântica e Crista Oriental do Pacífico, até 3000 m de profundidade. Participou também em missões com os ROVs “Victor 6000” e “Luso”. Foi responsável científico dos projetos europeus PESCPROF de estudo das faunas profundas da Madeira, Canárias e Açores. É membro entre outras, da American Society of Ichthyologists and Herpethologists, da Societé Française d’Ichtyologie e da Ichthyological Society of Japan. É autor ou co-autor de mais de 100 trabalhos científicos nas áreas da sua especialidade.


joao_canarioJoão Canário

Professor convidado no Instituto Superior Técnico.
Especialista em biogeoquímica do mercúrio no meio ambiente.
Química ambiental; Química Marinha e Ciências Polares.
Membro da Comissão de Coordenação do programa PROPOLAR.


joao_lourencoJoão Nuno de Sousa Lourenço

Doutorado em Ciências do Mar pela Universidade do Algarve. Foi Consultor em Geofísica na EXPRO Oil Exploration and Production SA. Participou em 22 cruzeiros científicos nacionais e internacionais, cinco dos quais como Chefe de Missão. É co-autor de 25 publicações científicas em jornais indexados. Foi coordenador da componente geocientífica do projecto de extensão da plataforma continental de Portugal. Foi Coordenador do Gabinete de Investigação Desenvolvimento e Inovação na Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental. Atualmente é Professor Auxiliar na Universidade do Algarve e nomeado Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.


pedro_guerreiroPedro Miguel  Guerreiro da Costa Guerreiro

Doutorado em Fisiologia Animal pela Universidade de Nijmegen, Holanda.
Investigador no Centro de Ciências do Mar e Professor Auxiliar Convidado na Universidade do Algarve. Especialista em eco-fisiologia de peixes, resposta endocrinológica ao stress e regulação iónica e osmótica. Delegado nacional da ação COST-Conservation Physiology of Marine Fishes. Integra o grupo de cientistas do programa PROPOLAR, no âmbito das adaptações fisiológicas de peixes às alterações climáticas.


ricardo_santosRicardo Serrão Santos

Doutorado em Ecologia Animal e Biologia pela Universidade de Liverpool. Investigador Principal da Universidade dos Açores. Especialista em biodiversidade e conservação de ecossistemas oceânicos. Presidente do IMAR-Instituto do Mar e do EurOcean. Vice-Presidente do European Marine Board. Membro Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e Membro Efetivo da Academia de Marinha. Co-autor de mais de 200 publicações científicas.


roberto_gamboaRoberto Carlos Marçal Gamboa

Doutor em Física, pela Faculdade de Ciências da Universidade, 2001; pós-graduado em Dirección Estratégica de Universidades pela Universitat Politécnica de Catalunya – Cátedra UNESCO, 2008. Professor Coordenador da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria, 2007, adjunto desde 2001; Presidente do Conselho Técnico Científico (2007-13), membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Leiria desde 2008. Investigador integrado no Centro de Investigação em Sistemas de Energia Sustentáveis da Universidade de Lisboa, SESUL (2007-13), antes CFMC (2003-7) e CCMM (2001-3); Integra o Grupo de Investigação em Recursos Marinhos, GIRM, desde Janeiro de 2014, onde colabora desde 2007.


[/extra_wrap]

[/span8]

[span4]

Programs

[arrow_list]

 

[/arrow_list]

[/span4]

[/row]

[spacer]